Campus de Goiabeiras - Vitória

Vaga para bolsista no Núcleo de Documentação

A partir desta sexta (12/04/2024) até a próxima quinta (18/04) estará aberta a inscrição de bolsista de apoio administrativo para o projeto "Núcleo de Documentação e Memória do Cinema e do Audiovisual no Espírito Santo", realizado pelo Cineclube Metrópolis (Secult-UFES) por meio do Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação (Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão II - PaEPE II). O valor da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais).

O projeto oferece 01 vaga para estudante dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Artes Visuais, Artes Plásticas, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, História ou Design, a partir do 3º período, para atuação no apoio às atividades do Núcleo. Entre as atividades estão previstas a catalogação, o inventário, a higienização e a conservação de acervo documental e iconográfico do Cineclube Metrópolis. As exigências mínimas são possuir noções básicas em softwares de criação e edição de planilhas; interesse em soluções tecnológicas de catalogação digital; interesse em organização de acervos físicos; e interesse em pesquisa e análise documental para criação de base de dados.

Os critérios de seleção são: disponibilidade para atuar 20 horas semanais no projeto e interesse na área cultural, especificamente em cinema e audiovisual. As atividades serão realizadas em modalidade presencial, pela manhã ou à tarde.

A inscrição pode ser realizada on-line no endereço: https://www.sistemasweb.ufes.br/proplan/pib/

Basta clicar na opção Projetos Cadastrados e depois buscar o projeto na lista, clicando em seguida em Candidatar-se. O edital completo pode ser conferido abaixo.

Mais informações sobre a bolsa PaEPE: https://proplan.ufes.br/sobre-os-paepe

Sobre o projeto

O projeto Núcleo de Documentação e Memória do Cinema e do Audiovisual no Espírito Santo é uma iniciativa de preservação e reconstituição da memória das atividades de cinema e audiovisual na UFES. As ações realizadas nas duas primeiras fases do projeto, em 2022 e 2023, basearam-se no diagnóstico, catalogação e conservação do acervo documental e iconográfico do Cine Metrópolis.

A segunda fase do projeto, em 2023, também iniciou o tratamento e implementou ações de conservação (limpeza e restauração) na coleção de cartazes e documentos (memorandos, ofícios, borderôs, catálogos de filmes, entre outros). Os materiais também começaram a ser preparados para a digitalização.

Em agosto de 2023 o Núcleo de Documentação e Memória foi cadastrado e aprovado como Projeto de Extensão (3896) e foi firmada uma parceria com o Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes para orientação e suporte às ações de conservação e restauro em papel.

Mais informações pelo e-mail cinemetropolis [at] ufes.br

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.