-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

O Jazz no Cinema

 

O curso O Jazz no Cinema será oferecido gratuitamente no Cine Metrópolis às segundas-feiras, de 13h às 16h, de março a junho de 2016, pelo professor Gustavo Rocha Chritaro.

Gustavo Rocha Chritaro é bacharel em música pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), com habilitação em Violão, e cursou mestrado e doutorado na área da Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pesquisa sobre o Jazz no Cinema, intitulada "A Streetmusic Named Desire", que trata sobre a contribuição de Alex North para o uso deste gênero pela sétima arte; e sobre o Jazz na Animação Japonesa, envolvendo os estilos do Early Jazz com a recriação da obra Metropolis de Fritz Lang pelo diretor japonês Rintaro. Atualmente é professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e desenvolve estudos sobre outras contribuições para o agenciamento do Jazz na elaboração de trilhas musicais, como a de Miles Davis, Bernard Herrmann, entre outros.

Ementa

O curso propõe o estudo da forma de incorporação do jazz como recurso para a composição da dimensão musical das trilhas sonoras em diversos exemplos audiovisuais.

Objetivo Geral

Desenvolver discussões em torno da dinâmica de interação entre os elementos pertencentes ao domínio do Jazz e aqueles usados pelo cinema para construir a narrativa audiovisual.

Objetivos Específicos

- Revisar a teoria tradicional da música de cinema de acordo com sua capacidade para abordar o uso de música popular em trilhas sonoras;

- Estudar a potencialidade narrativa e extramusical do jazz e de suas características constitutivas;

Metodologia

Exibições programadas de filmes, seguidas de discussões orientadas por bibliografia selecionada.

Disciplina: Tópicos Especiais em Música IV – Turma 02 – O Jazz no Cinema
Carga Horária: 60 horas (T=45;E=15;L=0)
Código: MUS10372

 

Programação

 

Dia 07/03

Bird, de Clint Eastwood
(EUA, 1988, cor, 160’)

Com: Forest Whitaker, Diane Venora, Michael Zelniker

Tributo à memória do músico Charlie Parker, um virtuoso do saxofone que revolucionou o jazz nos anos 40. Conhecido pela carinhosa alcunha de “Bird”, Parker e o trompetista Dizzy Gillespie formaram em 1944 o primeiro dueto de bebop.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 14/03

Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire), de Elia Kazan
(EUA, 1951, pb, 122’)

Com: Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter

Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica, vai visitar sua irmã grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.

Classificação Indicativa: 16 anos

 

Dia 21/03 

Ascensor para o Cadafalso (Ascenseur pour l'échafaud), de Louis Malle
(França, 1958, pb, 91’)

Com:  Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly

Julien Tavernier, um ex-militar que trabalha como espião na Indochina, assassina o chefe para fugir com a esposa deste. Planejado para parecer um suicídio, as coisas começam a dar errado quando Tavernier esquece uma corda no terraço do prédio..

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 28/03

Metrópolis (Metoroporisu), de Rintaro
(Japão, 2001, cor, 108’)

Vozes: Yuka Imoto, Kei Kobayashi, Koki Okada

Metropolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu um outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo Dr. Laughton. A dupla quer não só prender o cientista, como também se apoderar de Tima, a jovem robô criada por ele.

Classificação Indicativa: 14 anos
 

Dia 11/04

Laura, de Otto Preminger
(EUA, 1944, pb, 88’)

Com: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb

Um detetive da polícia se apaixona com a mulher cujo assassinato ele está investigando.

Classificação Indicativa: 10 anos

 

Dia 18/04 

Como Conquistar as Mulheres (Alfie), de Lewis Gilbert
(Reino Unido, 1966, cor, 114’)

Com: Michael Caine, Shelley Winters, Millicent Martin

Alfie não é má pessoa, ele só não consegue reprimir seus tórridos desejos pelo sexo oposto. É assim, que ele termina seu caso com Siddie, uma garota casada e faz de Gilda sua amante. Esta engravida, porém alfie se recusa a casar. Somente após várias conquistas e vitórias dúbias ele começa a questionar sua vida.

Classificação Indicativa: 12 anos

 

Dia 25/04 

Poucas e Boas (Sweet and Lowdown), de Woody Allen
(Estados Unidos, 1999, cor, 95’)

Com: Sean Penn, Samantha Morton, Woody Allen

Durante os anos 30, Emmet Ray é um talentoso guitarrista, ex-cafetão, que se vê superado pelo novo talento Django Reinhardt. Ray se casa com Blanche Williams, que só serve para ele perceber o quanto sente a falta de Hattie.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 02/05

O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), de Alan Crosland
(Estados Unidos, 1927, pb, 88’)

Com: Al Jolson, May McAvoy, Warner Oland

Jakie Rabinowitz nasceu em uma tradicional família judaica. Os homens da casa tem o costume de cantar nas sinagogas há cinco gerações e esse o destino que o pai de Jakie separou para ele. Porém, o jovem gosta de cantar jazz e por isso foge de casa. À medida que começa a fazer sucesso no cenário musical, Jackie passa a viver um conflito entre suas ambições e sua herança cultural familiar.

Classificação Indicativa: 12 anos

 

Dia 09/05

O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm), de Otto Preminger
(Estados Unidos, 1955, pb, 119’)

Com: Frank Sinatra, Kim Novak, Eleanor Parker

Em Chicago um excelente carteador, Frankie Machine, tem dois problemas: Zosch, sua esposa inválida por quem se sente responsável, e principalmente sua dependência das drogas, da qual tenta, mas não consegue se libertar. Em contrapartida tem a seu favor um forte envolvimento com Molly, uma mulher que o ama de verdade e o apoia sempre que possível.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 16/05

Taxi Driver, de Martin Scorsese
(Estados Unidos, 1976, cor, 113’)

Com: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd

Travis Bickle é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy e Iris, uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 23/05

Sombras (Shadows), de John Cassavetes
(Estados Unidos, 1959, pb, 81’)

Com: Ben Carruthers, Lelia Goldoni, Hugh Hurd

Ben leva uma vida errante, sem muitos propósitos. Sua irmã Leila está prestes a se apaixonar e sofrer. O outro irmão Hugh tenta uma carreira como músico, mas não tem tido muita sorte. O trio se envolve numa rede que envolve amores, mentiras e preconceitos. Tudo ligado pelo jazz.

Classificação Indicativa: 12 anos

 

Dia 30/05

 Amor, Sublime Amor (West Side Story), de Jerome Robbins e Robert Wise

(Estados Unidos, 1961, cor, 152’)

Com: Natalie Wood, George Chakiris, Richard Beymer

No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony, antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria, irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.

Classificação Indicativa: Livre

 

Dia 06/06

Homens em Fúria (Odds Against Tomorrow), de Robert Wise
(Estados Unidos, 1959, cor, 96’)

Com: Harry Belafonte, Robert Ryan, Gloria Grahame

Três homens tentam mudar a sua sorte, Dave Burke contrata dois homens muito diferentes e sobrecarregados de dívidas para um assalto a banco. Mas o assalto acaba por ter consequências inesperadas. Suspeita e preconceito, ameaça encerrar sua parceria.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Dia 13/06

A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success), de Alexander Mackendrick
(Estados Unidos, 1957, pb, 96’)

Com: Burt Lancaster, Tony Curtis, Susan Harrison

J.J. Hunsecker é um influente colunista de Nova York. Sidney Falco é um inescrupuloso assessor de imprensa disposto a tudo para alavancar sua carreira. Determinado a impedir que sua irmã case-se com um músico, Hunsecker convence o bajulador Falco a destruir o relacionamento da jovem.

Classificação Indicativa: 12 anos

 

Dia 20/06

Por Volta da Meia-Noite (Round Midnight) , de Bertrand Tavernier
(Estados Unidos, 1986, cor, 133’)

Com: Dexter Gordon, François Cluzet, Gabrielle Haker

Na Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. Com problemas de alcoolismo, ele é amparado por um fã parisiense.

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Bibliografia

BERENDT, Joachim. O Jazz: do Rag ao Rock. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BERNAL, Leonardo Camacho. Miles Davis: the road to modal jazz. Dissertação de Mestrado. Texas: University of North Texas, 2007.

BERNSTEIN, Leonard. The Infinite Variety of Music. New York: Hal Leonard Corporation & Amadeus Press, 2007. Primeira Edição de 1962.

BROCKMAN, Michael S. Orchestration Techniques of Duke Ellington. Tese de Doutorado. Washington: School of
Music/University of Washington, 2011.

GRIDLEY, Mark. Jazz Styles: History and Analysis. New Jersey: Prentice Hall, 2014.

HOWLAND, John. Ellington Uptown. Duke Ellington, James P. Johnson, and the Birth of Concert Jazz. Michigan: University of Michigan Press & Ann Harbor, 2009.

LACK, Russell. Twenty Four Frames Under. Londres: Quartet Books, 2002.

LIPMAN, Roy. Mingus, Cassavetes, and a Birth of Jazz Cinema. The Journal of Film Music, vol. 2, nos. 2-4, inverno, 2009, pp. 145-164.

PERESS, Maurice. Dvorak to Duke Ellington. A Conductor Explores America's Music and Its African American Roots. New York: University of Oxford Press, 2004.

PRENDERGAST, Roy. Film Music: A Neglected Art – A Critical Study of Music in Films. New York, London: W.W.Norton &Cia., 1997.

THOMAS, Tony. Film Score: The art and craft of movie music. Burbank, California: Riverwood Press, 1991.

_____________. Music for the Movies. Los Angeles: Silman-James Press, 1997.
 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910