Celebrações e Formas de Expressão do Congo do Espírito Santo são retratadas em novo filme

No próximo dia 18 de abril, terça-feira, às 16h, o Cine Metrópolis exibirá o documentário "Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão", com entrada franca.

O filme é o resultado da pesquisa de identificação do Congo, realizada entre 2018 e 2020, com o objetivo de registrar o patrimônio imaterial nacional. A pesquisa foi realizada através de uma parceria entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo.

A produção do filme e a pesquisa foram realizadas em colaboração com mestres, rainhas e lideranças das bandas de congo, que são as detentoras deste bem cultural. O documentário apresenta depoimentos de Mestres e Rainhas de diversas regiões, incluindo Viana, Pedrolândia, Córrego Dumer, Alto Rio Calçado, Vitória, Roda D'água e Vila do Riacho. Também inclui entrevistas com artesãos que falam sobre a construção e o toque dos instrumentos.

O filme é dividido em duas partes, a primeira apresentando os aspectos mais sensíveis da devoção e os rituais, e a segunda explorando a fé e a devoção, as tradições familiares, os preconceitos enfrentados pelos detentores deste bem cultural e os instrumentos musicais.

A exibição do documentário faz parte do Programa de Extensão Congo Patrimônio, coordenado pelo Prof. José Otavio Name, do Centro de Artes da UFES, e pela Profa. Elisa Ramalho Ortigão. O programa tem como objetivo apoiar a comunidade congueira e realizar ações voltadas para as necessidades de salvaguarda detectadas na pesquisa. Após a exibição, haverá uma breve apresentação dos projetos e um debate com a plateia, além de sorteio de livros e DVDs.