Acervo Capixaba - Orlando Bomfim | Lançamento em Vitória

O projeto “Acervo Capixaba - Orlando Bomfim, netto”, coordenado por Marcos Valério Guimarães, restaurou, digitalizou e difunde parte da obra de um dos mais importantes documentaristas brasileiros. Orlando Bomfim, netto foi o primeiro cineasta a registrar sistematicamente, a partir da década de 1970, aspectos da cultura do Espírito Santo em documentários que se tornaram peças importantes do patrimônio histórico e da cinematografia capixabas.

Os filmes chegam a Vitória depois de serem exibidos na CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, no Festival Arquivo em Cartaz (RJ), no 50° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental. A sessão acontece às 19h do dia 26 de outubro (sexta-feira) e será apresentada por Orlando Bomfim, netto e Marcos Valério Guimarães.

No final de novembro será realizada em Vitória a mostra "Imagens para a Liberdade: Retrospectiva Orlando Bomfim, netto", com a exibição da obra integral do cineasta. A programação será divulgada em breve.

O projeto Acervo Capixaba digitalizou e restaurou parcialmente as cópias de sete filmes, em 35mm e 16mm, produzindo novas cópias de exibição em formato digital, novas cópias de preservação do material escaneado em 4K e a reunidos diversos materiais relativos aos filmes, como fotografias, cartazes, críticas e reportagens publicadas à época.

Compõem a sessão de lançamento os filmes:
“Tutti tutti buona gente, propriamente buona” (1975, cor, 26’)
"Canto para a liberdade – A Festa do Ticumbi" (1978, cor, 20’)
"Mestre Pedro de Aurora, prá ficar menos custoso" (1978, cor, 11’)
"Itaúnas Desastre Ecológico (1979, cor, 9’)
"Augusto Ruschi Guainunbi" (1975-1979, cor, 12’)
"Dos Reis Magos dos Tupiniquins" (1985, cor, 10’)

O lançamento acontece na véspera do Dia do Patrimônio Audiovisual, comemorado nesta data desde 2005 em referência a 27 de outubro de 1980, dia em que a Conferência Geral da UNESCO adotou a Recomendação sobre a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento, o primeiro instrumento internacional a se voltar para a importância cultural e histórica de gravações de cinema e televisão, pedindo medidas decisivas para a sua preservação.

O projeto “Acervo Capixaba - Orlando Bomfim, netto” foi patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Acervo Capixaba é um selo da Pique-Bandeira Filmes para o relançamento de obras cinematográficas capixabas digitalizadas.

Tags: