-A A +A
Campus de Goiabeiras - Vitória

Cine Escola Metrópolis

O programa Cine Escola Metrópolis é uma ação permanente de educação e cultura destinada a estudantes e educadores da rede de ensino. O projeto é realizado pelo Cine Metrópolis, sala de cinema da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), desde a sua inauguração em 1994. Em 2008, tornou-se um projeto de extensão da universidade.

Por meio do projeto, o Cine Metrópolis oferece uma programação de filmes diversificada, crítica e instigante, que pode ampliar e potencializar o trabalho dos educadores na rede de ensino. As sessões recebem estudantes e educadores de escolas públicas municipais e estaduais da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo.

Idealizado para a formação do público escolar para uma cultura de cinema, o projeto compreende o audiovisual como linguagem artística que exige reflexão sobre a sua recepção e sobre os seus modos de fazer, contribuindo assim para a formação de espectadores críticos e atuantes.

Estudantes e educadores também são estimulados a dialogar sobre temas transversais apresentados pelos filmes, como juventude, infância, diversidade cultural, questões de gênero, sexualidade, ética, saúde, meio ambiente, sobre as diversas realidades sociais e políticas do país, questões históricas e geográficas, entre outras.

O público alvo do projeto inclui crianças, adolescentes e jovens, de 5 a 17 anos, da educação básica; educadores da educação infantil, do ensino fundamental e médio da rede pública; estudantes e educadores dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA); estudantes dos cursos de licenciatura, como pedagogia, letras, matemática, história, geografia, ciências biológicas, entre outros futuros educadores da rede de ensino; e estudantes com necessidades especiais fora da rede regular de ensino.

O Cine Escola Metrópolis aposta nos filmes como fontes de conhecimento e de formação sóciocultural e compreende os meios audiovisuais também como recurso pedagógico, integrando as áreas do conhecimento e as linguagens artísticas com o universo cinematográfico.

Os educadores interessados em agendar uma sessão devem solicitar o agendamento pelo e-mail cinemetropolis [at] ufes.br .

Informações que devem constar no e-mail:

Nome da Escola;
Quantidade de alunos;
Turno pretendido para a sessão (matutino, 9h / vespertino, 14h);
Telefones da Escola;
Nome do Educador responsável pelo agendamento;
Telefone celular do educador.

Após o envio do e-mail, aguarde o retorno de nossa equipe por e-mail e/ou telefone para confirmar a sessão.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910